top of page

O estudo das funções é importante, uma vez que elas podem ser aplicadas em diferentes circunstâncias: nas engenharias, no cálculo estatístico de animais em extinção, etc.

O significado de função é intrínseco à matemática, permanecendo o mesmo para qualquer tipo de função, seja ela do 1° ou do 2° grau, ou uma função exponencial ou logarítmica. Portanto, a função é utilizada para relacionar valores numéricos de uma determinada expressão algébrica de acordo com cada valor que a variável x assume.

Sendo assim, a função do 1° grau relacionará os valores numéricos obtidos de expressões algébricas do tipo (ax + b), constituindo, assim, a função f(x) = ax + b.

Note que para definir a função do 1° grau, basta haver uma expressão algébrica do 1° grau. Como dito anteriormente, o objetivo da função é relacionar para cada valor de x um valor para o f(x). Vejamos um exemplo para a função f(x)= x – 2.

 x = 1, temos que f(1) = 1 – 2 = –1
 x = 4, temos que f(4) = 4 – 2 = 2

 

Note que os valores numéricos mudam conforme o valor de x é alterado, sendo assim obtemos diversos pares ordenados, constituídos da seguinte maneira: (x, f(x)). Veja que para cada coordenada x, iremos obter uma coordenada f(x). Isso auxilia na construção de gráficos das funções.

Portanto, para que o estudo das funções do 1° grau seja realizado com sucesso, compreenda bem a construção de um gráfico e a manipulação algébrica das incógnitas e dos coeficientes.

 

 

Definição

Chama-se  função polinomial do 1º grau, ou  função afim, a qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da forma f(x) = ax + b, onde a e b são números reais dados e  a diferente de 0. (obs: devido ao editor de texto nao suportat, na foi possivel inserir o simbolo diferente)

Na função f(x) = ax + b, o número  a é chamado de coeficiente de x e o número  b é chamado termo constante.

Veja alguns exemplos de funções polinomiais do 1º grau:
  f(x) = 5x - 3, onde a = 5 e b = - 3
  f(x) = -2x - 7, onde a = -2 e b = - 7
  f(x) = 11x, onde a = 11 e b = 0

 

Gráfico

O gráfico de uma função polinomial do 1º grau,  y = ax + b, com a0, é uma reta oblíqua aos eixos Ox e Oy.

Exemplo:

Vamos construir o gráfico da função y = 3x - 1:
Como o gráfico é uma reta, basta obter dois de seus pontos e ligá-los com o auxílio de uma régua:

A Origem das Funções do 1º Grau

Matemática

Copyright © 2013 Profa. Mestra Dilma Rodrigues de Oliveira

bottom of page